segunda-feira, 18 de junho de 2012

POR QUE 70 ANOS DE CATIVEIRO?


PORQUE 70 ANOS DE CATIVEIRO, NEM MAIS, NEM MENOS?

Tratava-se de disciplina da pare de Deus para com Israel por quebra deliberada dos preceitos divinos exarados em Lv 25.3-5; 26.14,33-35; 2 Cr 36.21. O cativeiro de Judá foi, em grande parte, fruto da desobediência dos judeus quanto às palavras do Senhor, nos textos acima mencionados. Vemos nas passagens de Levítico, acima, que Deus determinou a observância de um ano sabático, ou ano de descanso, quando a terra descansava um ano. Isso devia ser observado a cada 7 anos. Ora, durante os quase 500 anos que vão do inicio da monarquia de Israel ao seu cativeiro eles não cumpriram este preceito do Senhor. Resultado: Deus mesmo fez a terra repousar, mantendo seus maus “inquilinos” fora, por 70 anos. Portanto, 70 anos é o total de anos sábaticos ocorridos no espaço de 490 anos. Deus sabe muito bem lidar com pessoas e nações que quebram as suas leis, mesmo as civis, como esta que acabamos de mencionar.

RESUMO
Partindo do inicio do reinado de Saul, 1050 a.C. até o inicio do cativeiro, 606 a.C. dá em torno de 490 anos. Todo sétimo ano a terra não deveria ser cultivada, e se produzisse alguma coisa, era dado aos pobres e estrangeiros. Depois de 7X7 anos sabáticos vinha o ano de jubileu, quando toda a terra vendida ou confiscada seria devolvida aos seus donos originais, e os escravos seriam postos em liberdade.    

Pb Gerardo Pereira

53 comentários:

Davi Caires disse...

Sabemos que toda cronologia, inclusive bíblica, é como areia movediça, e as datas, principalmente mais antigas, não são exatas. São apenas tentativas científicas de contextualizar no tempo os fatos passados. Faz sentido essa conjetura, contudo, as datas e cálculos não correspondem! 1050 (início do reinado de Saul) - 606 (início do cativeiro de Judá) = 444, e não 490, como informado. Fiz todos os cálculos, mas em nenhum deles dá pra chegar aos 490 anos. Mesmo se recuar o período inicial para o início dos Juízes, ou então considerar as diversas datas do cativeiro, como do reino do Norte, ou até mesmo as 3 levas do reino do Sul, em nenhuma delas chegamos aos 490 anos. Portanto, estou inclinado a crer que essa conjectura não tem fundamento, pois as datas cronológicas não batem.

Pb Gerardo Pereira disse...

Olá Amigo!
Obrigado pelo seu comentário.
A Bíblia deixa muito claro a questão de que a falta de cumprimento do ANO SABÁTICO, foi talvez a causa principal dos 70 anos de cativeiro babilônico. Vejamos alguns textos:

“Também queimaram a casa de Deus, derribaram os muros de Jerusalém, queimaram a fogo todos os seus palácios, e destruíram todos os seus vasos preciosos.

E aos que escaparam da espada, a esses levou para Babilônia; e se tornaram servos dele e de seus filhos, até o tempo do reino da Pérsia, para se cumprir a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, até haver a terra gozado dos seus sábados; pois por todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.” (II Crônicas 36.19-21).

“Então a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; nesse tempo a terra descansará, e folgará nos seus sábados.

Por todos os dias da assolação descansará, pelos dias que não descansou nos vossos sábados, quando nela habitáveis.

A terra também será deixada por eles e folgará nos seus sábados, sendo assolada por causa deles; e eles tomarão por bem o castigo da sua iniqüidade, em razão mesmo de que rejeitaram os meus preceitos e a sua alma desprezou os meus estatutos.” (Levítico 26.34-35,43.

Primeiro, sabemos que as datas, conforme vc mesmo mencionou, não são exatas. Quando menciono o ano 1050 a.C., me refiro ao inicio do reino organizado, porém essa data não é precisa. Em segundo lugar, não podemos questionar a Bíblia, visto ser ela a Palavra de Deus, e ela é bem clara aqui. Se não conseguimos encontrar as datas exatas, Deus encontrou, e deixou completar 490 anos para fazer valer a sua lei.

Abraço.

Pb Gerardo Pereira

Anônimo disse...

Com todo o respeito, mas alguém por um acaso experimentou fazer a conta no calendário judaico? Esse que vocês estão usando só foi criado centenas de anos depois pelos romanos, como estamos nos referindo ao Deus de Israel e a história dos hebreus, creio que o nosso atual calendário não se aplica para os cálculos e é por isso que há tanta confusão de datas no AT

Unknown disse...

Shalom.
Jesus continue te abençoando nos Estudos Bíblicos, em particular sobre o cativeiro.

Unknown disse...

Shalom.
Jesus continue te abençoando nos Estudos Bíblicos, em particular sobre o cativeiro.

Unknown disse...

a paz ...li seu artigo e achei muito interessante suas colocações e concordo com elas ,ate porque estava estudando esse assunto na Biblia Shedd ..Deus abençõe !!!

Unknown disse...

O calendário hebreu e o romano . a diferença está no dia de 24 horas .o hebraico conta o dia e a noite.. O romano conta juntos dia e noite .. E os nomes de dias e meses se diferem ..mas o período de tempo é o mesmo .. Parabéns pelo artigo amado irmão .

Unknown disse...

O calendário hebreu e o romano . a diferença está no dia de 24 horas .o hebraico conta o dia e a noite.. O romano conta juntos dia e noite .. E os nomes de dias e meses se diferem ..mas o período de tempo é o mesmo .. Parabéns pelo artigo amado irmão .

Pb Gerardo Pereira disse...

Obrigado meus amados irmãos!
Deus vos abençoem ricamente!
Abraço!

Edna Batista disse...

Parabéns gostei do artigo foi muito útil para mim. Jesus continue te abençoando

JDGONC disse...

Olá amados li o artigo e o considerei de grande valia. Quanto às datas, nunca acharemos precisão, pois não há em Deus nem um pouco de preocupação no que pensemos ou achemos.

Unknown disse...

Parabéns amado, ótima exposição Deus o abençoe sempre!!

Rivaldo disse...

Tremendo Gerardo. Parabéns

Pr. Rivaldo

Pb Gerardo Pereira disse...

Obrigado queridos pelos comentários. Deus continue nos abençoando!

SOL disse...

Preciso muito aprender de Deus

Carlos Eduardo de Souza disse...

Creio na Palavra, e gosto muito desse tipo de ensinamento onde pessoas cheias do Espírito de manifestam ao esclarecimento e não a quem está certo.

Anônimo disse...

parabéns goste demais, vou utilizar em meu ensinamento na escola dominical sobre este assunto.

Divino Santos disse...

Olá amigo
Na verdade quando o PB. GERARDO ou qualquer teólogo se refere a datas da era primitiva usamos sim as datas antigas como nos e permitidos concordo que muitas coisa não são exatas mas temos nas mãos o suficiente para estudarmos e entendermos.

Unknown disse...

De grande valia esses ensinos

Unknown disse...

Boa noite amado, os cálculos que você fez estão corretos, porém não se deve levar em consideração o ano 606 em que houve O Cativeiro, mas sim acrescentar os 70 anos em que eles ficaram no cativeiro.

Anônimo disse...

A paz de Cristo amado irmão ! Não devemos nos atentar para o calendário, porque isto não é tão importante para o assunto. O mais importante é a essência de tudo isso, que é entender o Deus justo, que fala e cumpre sua palavra. O povo viveu no cativeiro, e pode entender que o Deus criador existe, e cumpre sua palavra. Quanto a questão calendário, são cálculos aproximado, porém, isto não leva ao descrédito da bíblia. Acho interessante que quando se trata de história secular, sem ser da bíblia, ninguém contesta ! Acreditasse em tudo e não contesta ! Um cálculo de calendário aproximado não é tão forte, para não acreditar na soberania e justiça divina. Além disso, precisamos fazer um check up de nossas vidas, e lembrar que Deus é amor, mais também é justo ! Essa é a lição que tiro deste assunto ! E que as interrogações que foram feitas, que tenham sido apenas com o objetivo de ajudar o irmão que deu essa lição observar estas questões sobre calendário, e não, com o objetivo de levar o assunto bíblico ao descrédito ! Porque se a intenção foi a segunda; devemos tomar cuidado ! Porque o Senhor Deus, é justo, e conhece a intenção de nossos corações ! Quem tem uma experiência viva com Cristo, entende sua palavra, e não se prende a questões humanas, porque a palavra de Deus se discerne espiritualmente ! Um forte abraço a todos os irmãos, e que usemos de sabedoria sobre nossas colocações, porque Deus é justo !

Unknown disse...

Parabéns gostei do artigo foi muito útil para mim. Deus continue te abençoando

Romilsom Mattos disse...

Todos estão de parabéns

Unknown disse...

Esse estudo e de fato do saudoso Dr Shedd,só temos três fontes de conhecimento,ou lemos de alguém ou herdamos de alguém da família ou e Hema .e nesse caso,esse sr leu os comentários do Dr Shedd.

Unknown disse...

Hj dia 31/10/18,
Se comemora o dia da reforma protestante,um agradecimento especial a todos os heróis da fé,como Lutero,Calvino, Jonas Eduard ,Sporgeo ,Dr Martin Loy-Jones,Jon knoK,e da nossa geração,Dr shedd, reverendo Hernandes Dias Lopes, Augusto Nicodemos chanceler da makcenzie,e tantos outros gloria a Deus!!!

Marcio Rodrigues disse...

Muito bom aprender com os irmãos

Unknown disse...

Paz do Senhor a todos
Achei muito interessante esse assunto e posso dizer que estou feliz por saber que ainda nos dias de hoje exista homens e mulheres que tem se empenhado no estudo da palavra de Deus
Quero parabenizar a todos incluindo os críticos (são eles que nos incentivam a contonuar)

Willian disse...

Para encaixar os 490 anos acho mais preciso contar dos 815 anos que Israel esteve na Terra Prometida, quantos destes anos o povo esteve desviado e quantos não. Talvez aí cheguemos nos 490.

Unknown disse...

A palavra de Deus se renova a cada dia!
Obrigada, pelo estudo.

MINHA HISTORIA disse...

Graça e paz meu querido.
O problema aparente se resolve de Vc levar em conta que o rei Saul não ficou no poder durante os 40 anos como pregamos. É de entendimento mutuo que ele ficou cerca de 5 anos .
Se Vc fizer os cálculos datando o ano 1026 aproximadamente o ano que Davi nasceu e subtrair os 490 anos desde então Vc vai chegar no ano em que o povo foi liberto do cativeiro babilônico pelo rei Ciro. As datas mencionadas estão apenas aproximadas . Mas pode verificar que vai bater certinho .
Grande abraço

Anônimo disse...

É impossível você calcular uma data bíblica com uma data secular e pagã.
No calendário bíblico o ano tem 360 dias, no calendário secular o ano tem 365. Outro problema é que não sabemos qual a data zero no calendário secular ou quando começaram a contar o tempo.

Anônimo disse...

É impossível você calcular uma data bíblica com uma data secular e pagã.
No calendário bíblico o ano tem 360 dias, no calendário secular o ano tem 365. Outro problema é que não sabemos qual a data zero no calendário secular ou quando começaram a contar o tempo.

Unknown disse...

E tanta gente estudada fica perdendo seu tempo discutindo coisas que no final não muda nada use esse tempo pra ganhar almas pro reino a palavra fala ide pregai o evangelho não ide debater o evangelho se os calvinistas evangelizasse com ficam debatendo tetris menos pessoas nos caminhos errados até dentro das igrejas deles mts enchem a cara outros ouvem músicas do mundo e levitas que trabalhão em bandas do mundo faz um estudo sobre santo e profano e aplica nesse povo fica a dica

Novo Jonathan disse...

Amigos, vejo o mesmo principio do Shemitah em nossos dias. O mundo não consegue descansar pra se relacionar com Deus. A ganancia e a correria desenfreada tomaram conta de todos, inclusive dos que se dizem crentes.
Repetindo, vejo principios, o Senhor forçando um descanso e muitos refletindo e voltando aos caminhos pelas consequencias disso tudo.

C.B.Marra disse...

Peço informar a citação bíblica que o povo nunca observou o ano sabático, antes do cativeiro.

Francisco Lima Da Cunha filho disse...

É antibiblico afirmar que o cativeiro babilônico ñ foi exatamente e cronologicamente de 70 anos,simplesmente pelo fato das datas ñ chegar em 490 anos. Pois nesse caso ñ é preciso caucular datas,tendo em vista que o próprio texto de 2Crô36:19a21 está nitidamente, claramente e categoricamente afirmando que foram exatos e cravados 70 anos... GaL6:7- Com Deus ninguém brinca,plantou colheu.. Deus é justo e cirúrgico. Deus abençoe sua vida,família e ministério Presb:Gerardo.

C.B.Marra disse...

Esta conta é de Deus, não humana.Em 2 Crônicas 16:21 afirma que este foi o motivo, podemos entender até que seja o principal,não o único.O povo de Israel como povo, formou-se cerca de 350 anos, APROXIMADAMENTE antes de Saul,o primeiro rei.A contagem e a cobrança são de Deus. Creia na Bíblia.

Unknown disse...

Correto Pb Geraldo

Alex paixao disse...

Prezado o Estudo da CRONOLOGIA BIBLICA melhor irá esclarecer e aproximar da verdade,por exemplo,1256 dilúvio, 1948 nasce Abraão, ano 4000 paixão do Messias;
Segundo argumento tendo como fonte a bíblia de estudos pentecostal conta três datas do regresso dos cativos assim em um espaço de quase 100 anos ocorreram três levas de regresso a Jerusalém, enfim não foi realizado uma única vez apenas.
Terceiro Argumento interessante levantar as questões todavia Paulo exorta a TIMOTEO a respeito a fugirmos dessas questões genealógicas, cronológica que mais produzem contendas e divisões e nos atermos a pregarmos a SÃ DOUTRINA. Afinal o evangelho do reino não deve ser objeto de Enriquecimento e sim de sacrifícios e repúdio a vaidades

Pb Gerardo Pereira disse...

Essa questão de datas dentro da cronologia bíblica, é impossível não haver variações de comentário para comentário. Respondendo ao amigo que nos pediu referencias bíblicas sobre o povo de Israel não terem cumprido os anos sabáticos, colocarei algumas . 2 Cr 36.21; Jr 34.14; Ne 10.31.
Verifique ainda Ezequiel 4.5-7, aqui o texto fala de 390 dias/anos mais 40 dias/anos, o primeiro se referindo ao Reino do norte e o segundo ao reino do sul. 390 + 40 = 430 que corresponde ao tempo do cativeiro.
Repito, nunca vamos encontrar números exatos.

Anônimo disse...

Deus abençoe, muito bom o estudo.

Anônimo disse...

Uma Coisa é Certa, o Cativeiro durou 70 anos.
O Nosso Povo foi Liberto !
Yeshua Ha Mashiach Adoneinu.

Anônimo disse...

No período dos anos sabaticos, a cada 7 anos, também devem ser contatos os anos de jubileu, a cada 49 anos. Portanto, foram 62 anos sabáticos e neste período foram 8 jubileu. Portanto Israel deixou de observar os 62 anos durante 434 anos.

Anônimo disse...

2 Crônicas cap. 36 , vers 20 e 21 confirma a ideia SIM de Deus punir o povo pela NÃO observância do ano sabático dando descanso a terra. Sem mais, cálculos são discutíveis, bíblia NÃO.

José Iomar disse...

A desobediência do povo de Deus e principalmente a idolatria foram os motivos do cativeiro babilônico.

Anônimo disse...

Não é só Irsrael que vai para cativeiro
qualquer pessoa que vive no pecado se torna escravo do diabo

Anônimo disse...

Estava procurando a referência sobre o exílio babilônico, e essa de 2 crônicas 36:20-21 foi perfeito...

Anônimo disse...

a professora das setentas semanas é muito importante,porém mais importante é sabermos que o Messias se levantou do túmulo em um dia de sábado e não em um primeiro dia da semana.
Segundo o novo testamento em hebraico e grego mostra que ele saiu do túmulo em um dia de sábado ok!

Anônimo disse...

Obrigado. Deus já tinha me revelado, nos meus estudos sobre obediência/justiça, e agora com teu estudo, confirmado. Deus te abençõe, e siga em frente.

Anônimo disse...

Glória a Deus que estudo maravilhoso, Deus continue te abençoando sempre 🙏

Anônimo disse...

Jesus vai voltar, você tem dúvidas pergunte a ele naquele dia

Anônimo disse...

É só considerar então que a desobediência que Deus calculou teve início já desde de antes do início da monarquia, como afirmou o texto do site. Simples. Quem garante que antes de Saul sempre foi obedecido? Então pronto.

Anônimo disse...

Se não me engano o calendário judaico tem apenas 360 no seu ano. O nosso tem 5/6 a mais. 490(anos)×5(dias)=2.450 (dias a mais que nosso calendário colocou. 2.450(dias)÷360= 6.80(anos) nosso calendário colocou cerca de sete anos a menos na contagem. Não é só mudar de calendário que o cálculo bate. Simplesmente a desobediência começou antes de 1050 a.C e Deus sabe a data exata. Por isso Deus cobrou 490.

Postar um comentário

 
;