segunda-feira, 18 de junho de 2012

POR QUE 70 ANOS DE CATIVEIRO?


PORQUE 70 ANOS DE CATIVEIRO, NEM MAIS, NEM MENOS?

Tratava-se de disciplina da pare de Deus para com Israel por quebra deliberada dos preceitos divinos exarados em Lv 25.3-5; 26.14,33-35; 2 Cr 36.21. O cativeiro de Judá foi, em grande parte, fruto da desobediência dos judeus quanto às palavras do Senhor, nos textos acima mencionados. Vemos nas passagens de Levítico, acima, que Deus determinou a observância de um ano sabático, ou ano de descanso, quando a terra descansava um ano. Isso devia ser observado a cada 7 anos. Ora, durante os quase 500 anos que vão do inicio da monarquia de Israel ao seu cativeiro eles não cumpriram este preceito do Senhor. Resultado: Deus mesmo fez a terra repousar, mantendo seus maus “inquilinos” fora, por 70 anos. Portanto, 70 anos é o total de anos sábaticos ocorridos no espaço de 490 anos. Deus sabe muito bem lidar com pessoas e nações que quebram as suas leis, mesmo as civis, como esta que acabamos de mencionar.

RESUMO
Partindo do inicio do reinado de Saul, 1050 a.C. até o inicio do cativeiro, 606 a.C. dá em de 490 anos. Todo sétimo ano a terra não deveria ser cultivada, e se produzisse alguma coisa, era dado aos pobres e estrangeiros. Depois de 7X7 anos sabáticos vinha o ano de jubileu, quando toda a terra vendida ou confiscada seria devolvida aos seus donos originais, e os escravos seriam postos em liberdade.    

Pb Gerardo Pereira

11 comentários:

Davi Faria de Caires disse...

Sabemos que toda cronologia, inclusive bíblica, é como areia movediça, e as datas, principalmente mais antigas, não são exatas. São apenas tentativas científicas de contextualizar no tempo os fatos passados. Faz sentido essa conjetura, contudo, as datas e cálculos não correspondem! 1050 (início do reinado de Saul) - 606 (início do cativeiro de Judá) = 444, e não 490, como informado. Fiz todos os cálculos, mas em nenhum deles dá pra chegar aos 490 anos. Mesmo se recuar o período inicial para o início dos Juízes, ou então considerar as diversas datas do cativeiro, como do reino do Norte, ou até mesmo as 3 levas do reino do Sul, em nenhuma delas chegamos aos 490 anos. Portanto, estou inclinado a crer que essa conjectura não tem fundamento, pois as datas cronológicas não batem.

Pb Gerardo Pereira disse...

Olá Amigo!
Obrigado pelo seu comentário.
A Bíblia deixa muito claro a questão de que a falta de cumprimento do ANO SABÁTICO, foi talvez a causa principal dos 70 anos de cativeiro babilônico. Vejamos alguns textos:

“Também queimaram a casa de Deus, derribaram os muros de Jerusalém, queimaram a fogo todos os seus palácios, e destruíram todos os seus vasos preciosos.

E aos que escaparam da espada, a esses levou para Babilônia; e se tornaram servos dele e de seus filhos, até o tempo do reino da Pérsia, para se cumprir a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, até haver a terra gozado dos seus sábados; pois por todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.” (II Crônicas 36.19-21).

“Então a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; nesse tempo a terra descansará, e folgará nos seus sábados.

Por todos os dias da assolação descansará, pelos dias que não descansou nos vossos sábados, quando nela habitáveis.

A terra também será deixada por eles e folgará nos seus sábados, sendo assolada por causa deles; e eles tomarão por bem o castigo da sua iniqüidade, em razão mesmo de que rejeitaram os meus preceitos e a sua alma desprezou os meus estatutos.” (Levítico 26.34-35,43.

Primeiro, sabemos que as datas, conforme vc mesmo mencionou, não são exatas. Quando menciono o ano 1050 a.C., me refiro ao inicio do reino organizado, porém essa data não é precisa. Em segundo lugar, não podemos questionar a Bíblia, visto ser ela a Palavra de Deus, e ela é bem clara aqui. Se não conseguimos encontrar as datas exatas, Deus encontrou, e deixou completar 490 anos para fazer valer a sua lei.

Abraço.

Pb Gerardo Pereira

Anônimo disse...

Com todo o respeito, mas alguém por um acaso experimentou fazer a conta no calendário judaico? Esse que vocês estão usando só foi criado centenas de anos depois pelos romanos, como estamos nos referindo ao Deus de Israel e a história dos hebreus, creio que o nosso atual calendário não se aplica para os cálculos e é por isso que há tanta confusão de datas no AT

Pastor José Carlos Henrique disse...

Shalom.
Jesus continue te abençoando nos Estudos Bíblicos, em particular sobre o cativeiro.

Pastor José Carlos Henrique disse...

Shalom.
Jesus continue te abençoando nos Estudos Bíblicos, em particular sobre o cativeiro.

Fabiano Gruba disse...

a paz ...li seu artigo e achei muito interessante suas colocações e concordo com elas ,ate porque estava estudando esse assunto na Biblia Shedd ..Deus abençõe !!!

Marcos Saviano disse...

O calendário hebreu e o romano . a diferença está no dia de 24 horas .o hebraico conta o dia e a noite.. O romano conta juntos dia e noite .. E os nomes de dias e meses se diferem ..mas o período de tempo é o mesmo .. Parabéns pelo artigo amado irmão .

Marcos Saviano disse...

O calendário hebreu e o romano . a diferença está no dia de 24 horas .o hebraico conta o dia e a noite.. O romano conta juntos dia e noite .. E os nomes de dias e meses se diferem ..mas o período de tempo é o mesmo .. Parabéns pelo artigo amado irmão .

Pb Gerardo Pereira disse...

Obrigado meus amados irmãos!
Deus vos abençoem ricamente!
Abraço!

Edna Batista disse...

Parabéns gostei do artigo foi muito útil para mim. Jesus continue te abençoando

J. Dionisio disse...

Olá amados li o artigo e o considerei de grande valia. Quanto às datas, nunca acharemos precisão, pois não há em Deus nem um pouco de preocupação no que pensemos ou achemos.

Postar um comentário

 
;