sábado, 30 de junho de 2012

CUIDANDO DAS VIUVAS

Qual o verdadeiro dever da Igreja com as suas viúvas

Às viúvas (versos 3 a 16).
Em 1 Timóteo 5, Paulo define a responsabilidade da igreja em cuidar das cristãs viúvas. Vemos, claramente, em 1 Tm 5:3-16, a responsabilidade da assembléia para com as viúvas. Algumas delas estavam em necessidade, e deviam ser auxiliadas financeiramente pela assembléia. Algumas, depois de perderem o marido, não reconheciam que Deus tinha algo para ensinar-lhes. Se agissem como no versículo 13, seria uma triste evidência de que lhes faltava dependência no Senhor.
Paulo deixa absolutamente clara a distinção entre o papel dos cristãos, individualmente, e o da igreja, coletivamente: "Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus.... Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.... Se alguma crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas" (1 Timóteo 5:4,8,16). Devemos prestar atenção nesta leitura. As pessoas que ensinam a falsa noção de que a igreja pode fazer coletivamente tudo o que o indivíduo faz em termos de beneficência estão se colocando numa posição perigosíssima. Além de sobrecarregar a igreja, podem estar negando a fé! W.E. Vine, no seu dicionário de palavras do Novo Testamento, comenta sobre este trecho: "Há uma sugestão da tendência de abandonar responsabilidade individual à custa da igreja."
Neste capítulo, aprendendo como lidar com vários tipos de irmãos, percebemos que as viúvas entre os irmãos devem ser “honradas” (5:3). A palavra aqui traz o duplo sentido de “respeito” e “recompensa” financeira (veja 5:4; compare Atos 6:1-2). Enquanto todas as viúvas devem receber “respeito” dos membros como “mães”, nem todas elas se qualificam para receber sustento financeiro da igreja. As seguintes regras determinam as “viúvas verdadeiras” que podem receber essa ajuda:
1) Não há filhos ou netos para cuidar dela (5:4, 8, 16). É necessário que os filhos tenham cuidado dos pais idosos porque isto é a vontade de Deus e evita que a igreja seja “sobrecarregada”.
2) Mente espiritual (5:5-6). A viúva verdadeira pensa nas coisas espirituais. O dinheiro da igreja não deve ser usado para sustentar quem vai se entregar aos prazeres da carne.
3) Idade suficiente (5:9, 11-15). A verdadeira viúva tem pelo menos 60 anos de idade. As mais novas devem casar e ter famílias para não cair nas tentações que vêm com uma vida sem direção.
4) Caráter provado (5:9-10). O caráter da viúva é provado pela sua fidelidade ao marido e pelas suas boas obras já reconhecidas entre os irmãos.
Nós temos a responsabilidade de cuidar das viúvas necessitadas. Como na época do Antigo Testamento, as primeiras igrejas também ajudavam as viúvas com muito interesse. Mas, se alguma viúva tem filhos e netos, então eles devem servir. E, se algum crente tem viúvas em sua família, este deve servi-las para que a igreja não fique sobrecarregada. Porém, devem honrar as verdadeiras viúvas. A verdadeira viúva é aquela que não tem amparo, espera em Deus, persevera em súplicas e orações, noite e dia e são recomendadas pelo testemunho de boas obras. Por outro lado, é melhor que as viúvas novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não dêem ao adversário ocasião favorável de maledicência. Assim, o ministro do evangelho precisa da sabedoria e da experiência para ajudar a cada pessoa.
A religião genuína alcança os necessitados. A Bíblia diz em Tiago 1:27 “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”
Que o Senhor possa nos dar humildade, coração abrangente e sabedoria para servir as várias classes de pessoas!
Em Cristo,
Presbítero
Gerardo Pereira

0 comentários:

Postar um comentário

 
;