Conhecendo a Congregação
Cristã no Brasil - Igreja ou Seita?
“Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não
conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que
é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e
contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins
suspeitas, Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da
verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais”, (1 Tm 6.3-6).
“Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se
entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza” (Ef 4.19).
“Porque tais falsos apóstolos são obreiros
fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo” (2 Co 11.13).
Ler na
seqüência: São falsos profetas (Mt 7.15, 16); Falsos adoradores (Mt 15.9)
Principais características da CCB
Orgulho religioso
Uma das principais características
de uma seita é a falsa afirmação que só a igreja ou denominação deles é que
está certa, e que todas as demais estão fora do verdadeiro cristianismo. A CCB,
como tantas outras seitas, acredita que só eles estão certos, só eles são
salvos; afirmam, também, que as demais igrejas evangélicas pregam mentiras e
que não há salvação para aquele que não é batizado na Congregação Cristã. Tais
homens são chamados de orgulhosos e ignorantes pela Bíblia, pois apesar de nada
entenderem sobre Cristo, estão envaidecidos com a idéia de serem sábios,
fazendo com que muitos crentes abandonem a simplicidade da fé cristã (1 Tm 6.
4). Jesus classificou tais tipos de pessoas como hipócritas, que ensinam
preceitos humanos ao invés da verdade Divina (Mc 7. 7-8).
“Vamos pensar um pouco”: A CCB foi fundada em março 1910.
Se a salvação do homem esta condicionada à esta denominação como seus membros
afirmam, significa dizer que; se seguirmos a linha de raciocino da CCB, quando
afirmam ser a única “Igreja” verdadeira, chegamos a conclusão de que todas as
gerações anteriores a esta data de fundação da mesma, estão condenadas. Existe
ignorância maior que esta? Deus não está preocupado com a denominação A
ou B, Ele enviará seu Filho para buscar sua Igreja, um povo santo que o adore
em espírito e em verdade.
Tendência proselitista
Uma das práticas mais comuns dos crentes da CCB é
visitar os novos crentes de outras igrejas. Qual é o assunto logo de início
nessa visita? O combate à forma de contribuição, o sistema do dízimo, injetando na mente do crente recém
convertido que terá de desembolsar 10% de seus ganhos para a igreja da qual se
tornará membro, e que na CCB não há tal exigência.
Pergunta-se: “Por que crentes de várias
denominações tradicionais, às vezes com dezenas de anos ligados às suas
Igrejas, ao assistir apenas um culto na CCB, abandonam de vez sua denominação e
se unem à CCB, aceitando o rebatismo nas águas, alegando ainda tais crentes
“agora possuir toda a verdade”? O que se deu de tão excepcional, que os levou a
agir assim tão drasticamente, depois de vários anos em suas igrejas? Qual o
segredo que existe na CCB que leva pessoas que pareciam tão firmes mudarem
assim repentinamente de igreja? Qual a força de atração da CCB?
O tipo de Culto
O
tipo de culto que se realiza nos templos da CCB é caracteristicamente diferente
de todos os tipos de cultos realizados em outras denominações evangélicas.
Muitas “revelações”.
1. E
como se prepara o ambiente para essas “revelações”, como se fossem dadas
pelo Espírito Santo?
- Ao entrarem no templo, os crentes
comunicam seus pedidos de oração ao porteiro, que anota o número de pedidos de
tipos diversos num cartão próprio, posteriormente entregue ao ancião que dirige
o culto. Os pedidos são classificados em poucas categorias que correspondem a
temas básicos da vida do crente.
- As categorias são as seguintes:
tribulações e suas causas, enfermidades, viagens e testemunhos.
- Depois de recebidos pelo porteiro, os
pedidos de oração são entregues ao ancião, que apresenta as várias categorias
dos pedidos à congregação a fim de serem lembrados na oração.
Rejeição
do cargo de pastor
A CCB ataca e repudia fortemente
o cargo de pastor. O ensino de que a Igreja não deve ter nenhum pastor além de
Jesus Cristo, esta em desarmonia com o ensino do Apóstolo Paulo na sua carta
aos Efesios: “E a graça foi concedida a cada um de nós segundo o propósito
do dom de Cristo. Por isso diz: Quando ele subiu às alturas levou cativo o
cativeiro, e concedeu dons aos homens... E Ele mesmo concedeu uns para
apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para
pastores e mestres, com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho
do seu serviço para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos a
unidade da fé e ao pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita
varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais
sejamos meninos, agitados de um lado para outro, e levados ao redor por todo
vento de doutrina, pela astúcia com que induzem ao erro” (Ef 4. 7,
8-11-14).
“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual
o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a Igreja de
Deus, a qual Ele comprou com seu próprio sangue” (At 20. 28).
· “Pastoreais o rebanho de Deus que há entre
vós, não por constrangidos, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por
sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram
confiados, antes vos tornando modelos do rebanho” (1 Pe 5. 2, 3).
O salário ou sustento do pastor
A CCB é totalmente contra esta
prática adotada pela maioria das Igrejas do Brasil e mundo. Alegam ser injusto
este procedimento usado pelas demais denominações.
Quanto ao
sustento remunerado do pastor e daqueles que dão tempo integral à obra de Deus,
é uma recomendação bíblica, por exemplo:
-
O apóstolo Paulo recebeu salário de algumas Igrejas para servir os irmãos em
Corinto (2 Co 11. 8).
-
Paulo ensinou a Igreja de Corinto a sustentar os pregadores do evangelho (1 Co
9. 4-14)
-
O jovem Timóteo foi advertido a não cuidar dos negócios seculares para se
sustentar (2 Tm 2. 4)
- O apóstolo
Pedro disse que sua única ocupação e de seus companheiros de ministério era a
oração e a pregação (At 6.4).
- Os apóstolos
de Jesus viviam das ofertas que recebiam. Em Jo 12.6 lemos que existia uma
bolsa onde eram depositadas as contribuições para o sustento dos discípulos, e
Judas fazia as compras com o dinheiro, ali depositado (Jo 13. 29).
-
O servo de Deus que dá tempo integral na assistência à Igreja é digno do seu
salário (1 Tm 5.18).
O uso do véu
Esta exegese é, com certeza, uma das mais errôneas,
feitas pela CCB, pois é impossível trazer, por exemplo: costumes dos povos
asiáticos para nossa cultura. Vamos explicar isso melhor.
Não é possível que Paulo tivesse
insistido em que as mulheres gentias, de Corinto, seguissem uma prática
distintamente judaica do uso do véu, já que isso seria contra o seu próprio
ensino, de não impor costumes e leis judaicas (tais como a circuncisão) aos
crentes gentios (At 15. 1, 19, 20; 21. 25). O uso do véu na sociedade
greco-romana do primeiro século não era comum, sendo, entretanto, uma prática
distintamente oriental da época. Nos círculos gentios, a questão girava em
torno do penteado e cabelo das mulheres, (1 Tm 2.9).
Pedro recomendou
às irmãs que deviam cobrir, não a cabeça: “mas o homem encoberto no
coração; no trajo incorruptível de um espírito manso e quieto, que é precioso
diante de Deus” (1Pe 3.3, 4).
E Paulo declara:
“… o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, alguma delas se
converte ao Senhor, o véu lhe é tirado” (2 Co 3.15, 16).
Se a CCB, se diz obedecer a essa
orientação de Paulo, quanto ao uso do véu pelas mulheres, suas mulheres também,
de acordo com contexto histórico, deveriam usar o véu em público, porquanto nem
uma mulher crente, da época apostólica, poderia ser apanhada na sua casa,
Igreja ou rua sem o véu. Pedro
recomendou às irmãs que deviam cobrir, não a cabeça, "mas o homem encoberto no coração; no traje incorruptível de um
espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus" (1 Pe 3. 3,
4).
O ósculo santo
O
ósculo santo que a Bíblia mostra era dado em todo lugar e indistintamente (Gn
27.27; 29. 11; 1 Sm 20. 41; Lc 7. 38-45; 15. 20; At 20.37). Esta saudação
chamada ósculo santo, entre os crentes primitivos, não se limitava a ser
praticado mulher com mulher e homem com homem, como fazem hoje os adeptos da
CCB, Gl 3.28, 29. Era uma saudação pública (At 20.37).
O dízimo
Não é difícil encontrar membros da CCB,
fazendo comentários sobre esta prática adotada pela maioria das Igrejas no
mundo; e fazem, na maioria das vezes, com intenção de levar os membros de
outras denominações para sua igreja. Geralmente usam comentários do tipo:
- Os pastores são ladrões que forçam o
povo a dizimar;
- A CCB, que é a igreja certa, pois não
estipula o valor das contribuições;
- O dizimo é determinação da lei, não
serve para a dispensação da graça.
A CCB, diz que o dízimo foi uma
prática restrita ao tempo da Lei, portanto, nada tendo a ver com o crente na
atual dispensação. É um ensino improcedente e não se apóia nas Escrituras
Sagradas.
Sistema de contribuição da CCB
- OFERTA DA
PIEDADE: é uma contribuição para os pobres da CCB.
- OFERTA PARA
COMPRA DE TERRENOS: aquisição de propriedades.
- OFERTAS
PARA FINS DE VIAGEM: destina-se ao custo das viagens dos anciãos.
- OFERTA PARA
CONSERVAÇÃO DE PRÉDIOS: trata-se de contribuição para reformas de prédios e
afins.
- OFERTA DE VOTOS: quando alguém testemunha o
resultado de uma bênção recebida, dá a sua contribuição, como o católico quando
faz promessa aos santos. Como se recolhem todas essas ofertas, se não são
feitas publicamente? Tudo é colocado na mão do porteiro, logo na entrada da
casa de oração, onde os envelopes indicam o destino que se deve dar ao
dinheiro.
Peculiaridades próprias da CCB
a Não tem mecanismos formais para
comunicação, exceto uma circular bimensal que anuncia as datas e locais dos
próximos batismos, não distribuem folhetos, revistas, jornais.
b) Tem um único manual de
procedimentos intitulado “Reuniões e
Ensinamentos”, de março de 1948 e “Pontos
de Doutrina e da Fé que uma Vez Foi Dada aos Santos”.
c) Não possui registros de membros.
d) A Ceia do Senhor é celebrada
anualmente com um só pão, partido com a mão, e também um só cálice.
e) Orações só de joelhos. Como atender ao
conselho de Paulo em 1Ts 5.17 “orai sem cessar”? Dizem os membros da
CCB que somos fariseus porque oramos de pé (Lc 18.11). Ver Lc 18.14.
f) Proibição taxativa de participar
de culto em outras igrejas.
g)
Batismo em nome de uma “quaternidade”
e como sacramento. O
Manual de Procedimentos da CCB diz: “este sacramento se exerce por imersão…
em nome de Jesus Cristo… e de acordo ao Santo Mandamento: em nome do Pai e do
Filho e do Espírito Santo”.
h) Proibidos os cultos de vigília de
fim de ano, natal, e outras comemorações.
i)
Pedidos
de oração por estranhos só são atendidos se o Espírito Santo determinar.
j)
Uso de
bebidas alcoólicas. “Não
há argumentos bíblicos suficientes para condenar quem sabe beber com moderação
o seu vinho ou cerveja. Não podemos determinar o que o outro deve ou não
beber. Nossa
Igreja não proíbe o consumo de bebida alcoólica, coerente com o que está na
Bíblia. Vejam este Tópico de Ensinamento de 1970, mas têm outros mais
recentes na mesma linha: ‘Não
queremos proibir bebidas; o que é necessário é se alertar contra os abusos. Não
comer nem beber demais. Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém’” (...).
k Proibidos trabalhos de
evangelização nas ruas, praças etc. Usam como apoio (Mt 6.5). (Refutação - Atos
16.13; 17.17).
l)
Blasfêmia
contra o Espírito Santo, dizem que é a prática do adultério.
m) Proibição de os próprios crentes
fotografarem durante os cultos. Só permitido por estranhos.
n)
Saudação: Paz de Deus e não Paz do Senhor. “Porque, ainda
que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há
muitos deuses e muitos senhores), Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de
quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual
são todas as coisas, e nós por ele” (1 Co 8.5, 6).
Paulo já nos alertou sobre isso em 1 Timóteo 4.1, 2. “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão
alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo
cauterizada a sua própria
consciência”
Cauterizar: o mesmo que congelar, paralisar a mente
ao ponto de não permitir que a pessoa tenha raciocínio próprio, está como que
drogada, não consegue pensar corretamente.
1 comentários:
Boa noite descordou pois os princípios de uma seita são primeiro ter um líder a congregação não possui tal então reflita sua doutrina tem,outra coisa também seitas costumam ter cunho financeiro por exemplo dízimo, a congregação não tem a sua tem então reflita.Pois para que serviria uma seita se não para atender as vaidades e vanglorias de um líder concordam. Então só se fosse por interesse financeiro isso também não ocorre na congregação. Há me desculpe temos um líder e pastor o único verdadeiro Jesus Cristo.
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