quarta-feira, 17 de junho de 2015

O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO



Acerca da eleição para salvação, a Bíblia ensina que Deus escolhe para salvação aqueles que crêem em Jesus Cristo e, portanto tornam-se unidos a ele, fazendo a eleição condicional à fé em Cristo, e nunca incondicional.


Deus escolhe salvar aqueles que crêem no evangelho / em Jesus Cristo


João 3. 15,16, 36 - “Para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

João 5.39,40 - “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;  mas não quereis vir a mim para terdes vida”!

João 6.47 - “Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna

Romanos 5.1,2 – “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus”



Hebreus 3.6, 14 – “Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança. Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos”.



Jesus queria, mas Israel não quis e não aconteceu: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" (Mt 23.37)



Deus estendeu sua mão para Israel, mas Israel o rejeitou: "Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente." (Rm 10.21) "Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho que não é bom, após os seus pensamentos;" (Is 65.2)



Os judeus resistiram ao Espírito Santo: "Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais." (At 7.51)



Jesus nos ensinou a orar para que a vontade de Deus fosse feita sobre a terra, do mesmo modo que é feita no céu: "E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu." (Lc 11.2)



Todo e qualquer (que queira) é convidado a vir: "E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." (Ap 22.17)



Jesus convidou todos que têm sede a vir e beber: "E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se QUALQUER UM tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (Jo 7.37, 38)



Deus tem ordenado que o evangelho seja pregado a cada e todo ser humano e garantiu que todos que nele crerem serão salvos: " E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Mc 16.15, 16)



Deus não está querendo que pessoa alguma se perca: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." (2Pe 3.9)



Jesus veio ao mundo para salvar pecadores: "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna." (1Tm 1.15-16)



Jesus fez propiciação não somente pelos pecados dos crentes mas, também, pelos do mundo inteiro: "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1Jo 2.2)

Jesus pagou o preço da redenção dos falsos mestres que ensinarão doutrinas de perdição e negarão ao Cristo, por isso irão ao inferno: "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão de modo oculto heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." (2Pe 2.1)



Jesus maravilhou-se da fé do centurião: "E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé." (Lc 7.9).

Os defensores da “eleição incondicional” defendem que a fé é dada soberanamente por Deus como parte do pacote de graça soberana na soberana eleição. Aparentemente o Senhor Jesus não defende esta doutrina, porque Ele se maravilhou com a fé do centurião e recomendou esta fé aos judeus. Se a fé é o dom de Deus, o que havia para se maravilhar? Por que Jesus elogiou a "grande fé" do homem se fosse algo meramente dado soberanamente por Deus?



O crente deve fazer [cada vez mais] firme seu chamado e eleição: "Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis." (2Pe 1.10)



A salvação pode ser negligenciada: "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;" (Hb 2:3).



Jesus ilumina todo homem que vem ao mundo: "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo." (Jo 1.9)



O Espírito Santo convencerá o mundo: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado." (Jo 16.8-11)



Jesus atrairá todos os homens a Ele: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer."(Jo 12.32, 33).



Deus mandou que todos os homens se arrependam: “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam” (At 17.30)



Paulo diz que a graça é para todos: “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tt 2.11).



“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam” (Jo 15.2, 6).

0 comentários:

Postar um comentário

 
;