domingo, 7 de outubro de 2012

PROFETAS MENORES - PARTE IV



PLANO DE AULA DE ZACARIAS

*Zacarias era filho de Baraquias e neto de Ido. Era sacerdote, e voltou para Israel com seu pai e seu avô no primeiro retorno da Babilônia com Zorobabel (Ne 12.4,16). Seu nome significa “Jeová lembra”.
*Zacarias era jovem (2.4). Seus escritos são do ano 520 a.C., foi contemporâneo de Ageu. Dois meses depois da palavra de Deus ter vindo à Ageu (segundo ano no sexto mês do rei Dário no primeiro dia do mês Ag 1.1), veio também à  Zacarias (segundo ano, no oitavo mês do rei Dário Zc 1.1).

1. As oito visões do profeta Zc 1-6
*Antes de registrar suas visões, o profeta exorta o povo a se voltar para Deus (1.4).
*A admoestação do profeta é para que o povo não caia nas mesmas ciladas dos seus antepassados e sofra as mesmas consequências (1.5).
a) Primeira visão, os cavalos entre as murteiras. Zacarias viu quatro personagens montados em quatro cavalos, sendo três de cores diferentes (1.8-17).
*O homem do cavalo vermelho que para entre as murteiras, é o Anjo do Senhor, isto é, Jesus pré-encarnado (1.11).
*As murteiras representa Israel. Os cavalos representam guerra (vermelho), pragas (baio) e vitória (branco).
*A terra em paz, enquanto que Israel estava oprimido e menosprezado (1.11).
*O Anjo do Senhor clama a Deus, e pergunta: “Até quando...” (1.12).
*Deus responde, e diz que está zelando por Jerusalém, mas está irritado com as demais nações (1.14,15).
*Em breve, Deus tomará providências e seu povo será restaurado, sua cidade principal reedificada e habitada (1.16,17).
b) Segunda visão, os quatro chifres e quatro ferreiros (1.18,21). Os chifres representam as quatro potências mundiais que oprimiram Israel – Egito, Assíria, Babilônia e Medo-Persa.
*Os quatro ferreiros (1.20,21), eram as nações usadas para derrubar os inimigos de Israel, elas foram levantadas por Deus para julgar os opressores de seu povo.
c) Terceira visão, a restauração de Jerusalém (2.1-13). No futuro, Jerusalém se estenderá para além de suas muralhas (2.4), seus habitantes viverão seguros, pela presença do Senhor (2.5). Alguns judeus ficaram em Babilônia, pois acharam ariscado vir para uma cidade ainda em ruinas, porém o profeta os exorta a voltar (2.6,7).
*Os versículos 10-13 descrevem as bênçãos do milênio para as nações em geral, para Jerusalém e para Israel.
d) Quarta visão, o sumo sacerdote Josué (3.1-10). Josué, aqui representa todo sacerdócio de Israel. As suas vestes sujas representam manchas do pecado. a remoção das mesmas e os finos trajes que lhe foram dados significam perdão.
e) A quinta visão, o candelabro entre duas oliveiras (4.1-14). Na quinta visão, Zacarias viu um candelabro dourado, completo, com vaso de azeite, sete lâmpadas e 49 tubos. Estava entre duas oliveiras.
*As duas oliveiras, simbolizam Zorobabel, o governador e Josué, o sumo sacerdote.
*O óleo, obviamente, representa o Espírito Santo.
*A montanha (4.7), simboliza os obstáculos que irão ser derrubados.
*Os sete olhos de Deus (4.10) significa a onisciência e perfeição de Deus.
*O resumo de toda esta visão está em (4.6).
f) Sexta visão, o rolo voante (5.1-4). Zacarias agora ver nos ares, um rolo desenrolado, que voava nos céus.
*De um lado do rolo estava escrito a lei contra o roubo, e do outro, a lei contra o juramento falso (5.3).
*Quem rouba quebra o 8º mandamento, e quem jura falsamente quebra o 3º (Êx 20.7,15). O povo tinha jurado a Zorobabel que completaria a reconstrução do templo do Senhor.
g) Sétima visão, a mulher e o efa (5.5-11).
*O efa representa a iniquidade de toda terra (5.6), a mulher, representa a impiedade (5.8).
*O efa e a mulher são transportados para Sinear, na Babilônia. As mulheres voadoras, também são impuras, isso é visto no tipo de azas que elas tinham, de cegonha (Lv 11.13,19).
h) Oitava visão, quatro carros, puxados por quatro cavalos (6.1-8). De acordo com a explicação do anjo, os quatro carros são instrumentos de julgamento divino (ventos do céu).

2. A primeira mensagem do Senhor Zc 7
 *Quase dois anos se passaram (1.7; 7.1), quando a palavra de Deus veio novamente a Zacarias. Agora não é visão, mas mensagem direta.
a) Uma pergunta (7.3). “Continuaremos nós a chorar, com jejum, no quinto mês, como temos feito por tantos anos?”
*A pergunta é feita por um grupo de judeus de Betel representado por Sarezer e Rezen-Meleque, (lideres comunitários) aos sacerdotes e profetas de Jerusalém.
b) A resposta vem da boca de Deus. Os judeus tinham dois jejuns puramente humano: o primeiro acontecia no nono dia do quinto mês, em memória do dia em que Jerusalém foi conquistada pelos babilônicos, e o segundo era no sétimo mês e era celebrado em memoria do assassinato de Gedalias (Jr 41). Deus não recebia aqueles jejuns (7.5).  
c) Deus lembra o povo.
*Deus continua sua mensagem, e alerta a memoria do profeta para aquilo que ele havia mandado o seu povo praticar: juízo, bondade e misericórdia (7.9,10).
*Mas eles não fizeram assim, e a ira do altíssimo caiu sobre todos. O coração do povo estava duro como diamante (7.12).

3. A segunda mensagem de Deus, a restauração de Sião  Zc 8
“Voltarei e salvarei, diz o Senhor” (Zc 8.1-8).
a) O pleno cumprimento dessa profecia acontecerá no milênio, o reino do Messias (8.4,5).
*O misericordioso Deus atrairá os judeus à sua morada sobre a terra; novamente receberão o titulo de “meu povo” (8.8).
b) Deus continua encorajando o povo à terminar a reconstrução do templo, e lembra-os de como foi no inicio:
-Ninguém recebia salario,
-Havia muitos inimigos em volta, mesmo assim se dedicaram à obra (8.9,10).
-Deus diz que será diferente (8.12,13).
-Deus oriente o povo a fazer a tarefa física, mas não esquecer a espiritual (8.16,17).

4. Restauração de Judá e destruição de seus inimigos Zc 9
*Os últimos capítulos de Zacarias estão totalmente voltados ao tema Messiânico, até parece outro livro, com outro autor.
a) O profeta começa falando sobre a destruição de algumas cidades como, Tiro, Sidom, Asquelom, Gaza, Asdote, Ecrom, etc. Todas elas foram conquistadas por Alexandre, o Grande, no ano 330 a.C.
*O impressionante, é que durante suas invertidas, Alexandre deixou Jerusalém em paz.
*A historia conta que ele passou varias vezes perto da cidade, mas não a atacou. Por quê? (9.8).
*A profecia de Zc 9.9 se cumpriu plenamente no primeiro advento de Cristo (Mt 21.4,5).
b) A libertação prometida, nos versículos 11-16, referisse-se às vitorias e conquistas dos Macabeus, 166-63 a.C.

5. A benção do Senhor  Zc 10
a) Zacarias as secas à idolatria entre o povo (10.2).
*Os pastores são chamados aqui de “bodes guias”
(10.3).
*A salvação não procede da idolatria, mas sim, da Tribo de Judá (10.4)
b) Os judeus com a força divina serão valentes (10.5)., se multiplicarão (10.8), e andarão no nome do Senhor (10.12).

6. A rejeição do Rei e suas consequências  Zc 11
a) O inicio deste capitulo tem algumas interpretações diferentes:
-Refere-se às terríveis invasões romanas que assolaram Israel, culminando com a destruição de Jerusalém em 70 A.D. Um historiador comenta que durante essa época, mais de um milhão de pessoas morreram, dai vem a linguagem figurada de (11.2,3).
-A outra interpretação diz que se refere aos poderosos reis (cedros), que quando cai o cedro, o pequeno cipreste geme, isto é, Deus já havia julgado os grandes imperadores, e agora os pequenos governadores estavam gemendo.
b) O Bom Pastor, que representa o Messias. Zacarias já ver Jesus sendo traído, e vendido (11.13).
c) Por ultimo, Zacarias fala de um pastor insensato, que representa o anticristo, infelizmente, muitos aderem a esse “pastor”.

7. A salvação de Jerusalém  Zc 12
a) O dia do Senhor, que segue ao arrebatamento da igreja, prevalecerá durante toda a grande tribulação. Aí começará a salvação dos judeus. A vingança de Deus será notória.
-“Farei de Jerusalém um cálice de tontear...” (12.3).
-“Farei de Jerusalém uma pedra pesada...” (12.3).
-Os chefes de Judá destruirão a todos em redor (12.6).
-As forças hostis serão esmiunçadas (12.9).
-O arrependimento agora será verdadeiro. Haverá um pranto por família (12.12-14).
-Os judeus reconhecerão que foram eles que mataram o Messias (12.10).

8. O ferimento do pastor  Zc 13
a) Com o arrependimento do povo, manifesta-se a fonte para remover o pecado (13.1), a Fonte é Jesus, o Messias.
b) Não haverá mais idolatria em Judá. Todo falso profeta esconderá a sua identidade, por vergonha (13.4).
c) O personagem com as mãos feridas do versículo 6, não é o Messias, e sim, um falso profeta.
d) O versículo 7 fala da crucificação de Jesus, e dispersão dos discípulos.

9. Vitórias finais do Rei-Pastor  Zc 14
a) Vitória final do armagedom. Israel está quase perdido, quando o Messias chega (14.4).
b) Zacarias não fala aqui só do julgamento, ele fala também de algumas bênçãos:
-Águas vivas correrão de Jerusalém (14.8).
- Ausência de maldição (14.11).
-As riquezas vindas de outras nações (14.14).
-O reino será caracterizado pela santidade (14.20,21).


PLANO DE AULA DE MALAQUIAS

*O nome Malaquias significa “meu mensageiro”. Ele profetizou por volta do ano 430 a.C., e foi o ultimo profeta do A.T., depois seguiu-se um silencio profético de 400 anos.
*Israel havia experimentado um período de grande despertamento espiritual após a reconstrução do templo, porem agora já estava vivendo um culto mecânico e rotineiro.

1. Israel desonra o Senhor  Ml 1
a) Apesar de tanto sofrimento no exilio, Israel não aprendera totalmente a lição.
b) Assim como Judá foi levado ao cativeiro de três vezes, (606, 597 e 586 a.C.), também retornou de três vezes (Zorobabel 535 a.C., Esdras 458 a.C. e Neemias 444 a.C.).
c) A profecia começa com uma palavra de amor da parte de Deus (1.2). O motivo de Deus aborrecer Esaú, já vimos no livro de Obadias (10-14).
*O povo de Judá não reconhecia o amor de Deus. “Em que nos tem amado?”
*Deus demonstra o seu amor para com Judá, na maneira como ele exterminou Edom e preservou Israel.
d) Os sacerdotes estavam sendo profanos:
-Pão imundo (1.7). Animais cegos e coxos (1.8-13).
-Deus diz que não aceita tal sacrifício (1.10). Melhor seria fechar as portas!

2. Os líderes reprovados  Ml 2
a) O princípio de que obediência traz benção e desobediência maldição já vinha dos dias de Moisés (Dt 28.2,15). Deus repete aqui (2.2).
b) Deus os lembra dos homens de Deus do passado (2.5). Deus fala que a nova geração havia se desviado (2.8). Os líderes eram parciais (2.9).
c) Depois de falar aos líderes, Deus fala ao povo. Os homens estavam quebrando a aliança do matrimônio (2.10-12)
d) O povo pecava de dia, e chorava de noite no culto (2.13). A principal testemunha num casamento é o Senhor (2.14). Ele diz que Odeia o divórcio (2.16).

3. O julgamento vindouro  Ml 3
O dia do Senhor, mencionado por vários profetas, também consta no livro de Malaquias.
*Antes da sua chegada, o Messias enviaria um percussor (3.1).  Zacarias diz que Deus será uma testemunha veloz contra:
-Feiticeiros (3.5; Êx 28.18);
-Adúlteros (3.5; Êx 20.14);
-Os que juram falsamente (3.5; Lv 19.12);
-Os que defraudam o salario do jornaleiro (3.5; Lv 19.3);
-Os que oprimem a viúva e o órfão (3.5; Êx 22.22-24);
-Os torce o direito do estrangeiro (3.5; Dt 24.17);
-Os que não temem ao Senhor (3.5).
b) Malaquias fala sobre contribuição financeira no templo (3.8-10).
*Judá chegou a conclusão que era inútil servir a Deus (3.14)., baseado na prosperidade dos ímpios, pois eles prosperam e não são julgados (3.15).
c) Entre tudo isso, havia um grupo remanescente que temia ao Senhor (3.16).
*Deus fala da diferença entre os que servem a Deus e os que não servem (3.17,18).

4. A reconciliação com o Sol da Justiça Ml 4
a) O dia do Senhor virá, e para uns será um dia de desprezo, sofrimento e morte; mas para outros será de libertação e alegria (4.1,2).







0 comentários:

Postar um comentário

 
;