domingo, 7 de outubro de 2012

PROFETAS MENORES - PARTE I



PLANO DE AULA PARA O LIVRO DE OSÉIAS

*Oséias cumpriu uma das ordens mais complexas do Senhor, para revelar quão intenso era o seu amor para com Israel.
*O povo aqui estava vivendo a chamada “época áurea”. Judá, sob o reinado do rei Usias e Israel, com o rei Jeroboão II. Época de muita prosperidade.
*O livro de Oséias tem 197 versículos, destes, 111 fala de 28 profecias específicas, ou seja, 56% do livro.

1. Toma uma mulher de prostituição  Os 1
*Aqui, surgem muitos debates e interpretações.
a) Gômer foi prostituta antes de se casar com Oséias?
b) Este livro trata-se de um sonho, visão, ou uma alegoria?
c) Ela já tinha filhos, fruto da prostituição?
d) Depois de casada, Gômer  teve filhos de outro homem?
*Entendemos que ela já era prostituta, e que já tinha filhos (1.2). Ver Is 53.3; Sl 139.19. O livro não é nenhuma alegoria ou visão, trata-se de uma história real.
*O casal tem três filhos e Deus instrui o seu profeta a respeito de seus nomes:
-Jezreel, - cidade famosa, por um ato sangrento que ali houve (2Rs 9.1-10).
-Lo-Ruama - não compadecida ou desfavorecida (1.6).
-Lo-Ami - não meu povo (1.10). Oeste capítulo 1, termina com uma palavra profética sobre o milênio.

2. A culpada mãe – Israel  Os 2
*A mãe aqui (2.2), simboliza Israel. Oséias pede aos filhos à tentarem convencer sua mãe a voltar para o seu marido, o pai deles; antes que seja tarde demais.
*A mulher (Israel), recebia dos seus amantes (nações pagãs) algumas coisas conforme descrito em (2.5).
a) O amor do marido era tão grande, que ele dificultou o acesso da esposa aos seus amantes (2.6,7).
b) Deus fala que até mesmo os presentes  que os seus amantes lhes dão, provem dele (2.8).
c) A paciência do marido está acabando (2.9-13).
*Os castigos descritos a seguir, acontecerão se a esposa persistir no erro:
-Retirarei o grão e o vinho.
-Arrebatarei a minha lã e o linho.
-Descobrirei as suas vergonhas.
-Farei cessar o seu gozo.
-Devastarei a sua vide e a figueira.
-Castigá-la-ei pelos dias de baalins.
*Tudo isso viria sobre Israel por que… (2.13).
d) Deus promete restauração. Deus fala de um dia de libertação no futuro, comparando com a libertação do Egito (2.15). Onde houve dores e tribulação (vale de Acor: vale de perturbação Js 7.26), haverá uma porta de esperança  (2.15).
*Naquele dia, o povo chamará o Senhor de “meu marido” (2.16).

3. Amor Divino e Amor Humano Os 3
*Deus manda Oséias buscar pela segunda vez a Gômer (3.1). Ela estava em condições deploráveis. Gômer havia se vendido à escravidão, pois já não conseguia dinheiro na prostituição.
a) Oséias paga por ela, o preço de um escravo (3.2). O preço de um escravo era 30 peças de prata (Êx 21.32). Um Ômer  e meio de cevada, representava a comida de um escravo por um ano, isso totalizava as 30 moedas.
b) Oséias pune a sua mulher. Ficaram muitos dias privados do relacionamento íntimo de um casal (3.3).
*Aplicação: O Senhor também comprou o seu povo, pelo o seu amor.
*Mas passarão longos dias sem governo, sem religião (3.4). Apesar de Israel ser “Esposa” do Senhor,  ficará sem comunhão conjugal com seu marido.

4. Corrupção moral de Israel  Os 4,4
*Oséias começa o capítulo 4 dizendo que Deus tem uma contenda com o povo.
a) Motivo da contenda:
*Falta de verdade.
*Falta de amor ou dignidade.
*Falta de conhecimento de Deus (4.1). A falta de conhecimento de Deus está arruinando a humanidade (4.6).
b) A natureza sofre por causa do pecado do homem (4.2,3).
c) Os sacerdotes estavam iguais ao povo, por isso seriam castigados igualmente (4.9).
d) As autoridades estavam também em decadência (4.18).
e) Toda a família estava em degeneração (4.13).

5. Orgulho, Excesso e Desprezo (cap. 5).
*Quantas vezes cairmos e nos arrependemos sinceramente, Deus nos perdoará, mas se começarmos cair e sentir menos remorso pelo o pecado começou então a comprometer nosso relacionamento com Deus.
a) O povo se aprofundou na prática do pecado (5.2). 
b) O Espírito do Senhor saiu e entrou o espírito da prostituição (5.4).
c) Quando o povo cansou de ignorar a Deus, e foi procura-lo, era tarde demais, Deus tinha se retirado (5.6).

6. Infidelidade de Israel, a Iniquidade é descoberta Os 6,7
*O final do capítulo cinco (5.15), e o inicio do capítulo seis (6.1-3), percebemos que o povo estava aflito, reconhece que Deus o tem ferido, mas que também pode curá-lo.
a) Conversão por conveniência. O Senhor fala que a conversão deles é algo temporário, é uma conveniência passageira (6.4). Nuvem. Orvalho.
b) O Senhor declara que não é este tipo de transformação que Ele quer (6.6).
c) A partir de 7.8, Oséias usa três comparações:
*Pão não virado, queimado dum lado, cru do outro. O lado queimado pode ser o excesso de sabedoria humana, queimou porque não deixou Deus virá-lo.
*Uma pomba enganada, voando sem destino certo, fala da falta do senso de direção de Israel. Confuso, sem saber para onde ir.
*Um arco enganoso. Israel não acertava o alvo da sua restauração, porque o seu instrumento de impulso era defeituoso. Parecia que estava apontando na direção certa, mas quando soltava a flecha, atingia o alvo da idolatria.

7. Uma colheita de vendavais Os 8,9
a) O castigo de Israel está às portas. A trombeta está na posição de ser tocada (8.10).
b) Veja que Oséias aqui já pregava sobre a lei da semeadura (8.7).
c) Mesmo assim Israel multiplicou os seus altares ímpios e ignorou as leis de Deus (8.11,12).
d) O profeta lembra a Israel dos dias quando foram reunidos pelo Senhor (Êxodo). Israel ali era para Deus como uvas suculentas, como os primeiros figos da colheita do verão (9.10).
c) Deus fala que viu o futuro de Efraim, plantado como uma árvore verde, mas Israel abandonou a Deus.
*O profeta conclui esta mensagem  com palavras muito tristes (9.17).
* Oséias chega a se comparará com um louco, por causa do pecado do povo (9.7).

8. Semeadura e colheita (pág. 19) Os 10
“Chegaram os dias do castigo, chegaram os dias da retribuição” (9.7).
a) Israel é vide frondosa. Aqui é uma alusão à época áurea de Israel. A prosperidade (frutos da vide) foi de desonra para Deus (10.1,2).
b) Israel foi levado à Assíria, o seu rei, foi comparado a “espuma sobre a face da água” (10.7).
*Veja a que ponto chegou o desespero (10.8).
c) O profeta enfatiza mais uma vez a importância da lei da semeadura, e prever uma colheita desagradável para Israel (10.12,13).

9. O Triunfo da Misericórdia Os 11
a) O Senhor lembra-se dos dias de quando Israel era menino (11.1).
b) Ele recorda que o ensinou a andar (11.3).
*Israel estava indo para o cativeiro assírio, por recusar-se a converter-se (11.5).
c) O conflito da justiça com a misericórdia divina (11.8).
*Deus diz no versículo 8 “…porque sou Deus e não homem”. Deus é extremamente misericordioso. Ele dia que Israel será castigado agora, mas não será exterminado. Nos últimos ouvirás a voz de Deus e entenderá e voltará e será restaurado.

10. Condenação inevitável  Os 12,13
*Pecar é uma coisa, porem, orgulhar-se disso já é muito mais sério. O povo de Deus, de tanto andar nas trevas, a luz para eles, era agora elemento estranho (12.7,8).
a) Quanto mais Deus falava pelos os seus profetas, mais o povo ignorava a voz de Deus (12,10,14)
*Capítulo 13. Aqui Deus começa falando da grandeza passada de Israel (13.1). O pecado lhe enfraqueceu. Israel morreu (13.1).
b) Deus compara a obstinação de Israel a uma criança que chega a hora de nascer, porem se recusa a sair da madre (13.13).

11. A restauração de Israel  Os 14
*Oséias termina seu livro com um apelo final a Israel, para restauração.
a) Condições requeridas para restauração:
-Ter palavras de arrependimento.
-Em vez de sacrifícios de animais, sacrifício de lábios (14.2).
b) Em 722 a.C Israel foi levado ao cativeiro pelos Assírios.
*Ali tinha inicio aquilo que mais tarde iria causar a dispersão de Israel. Até hoje isso continua.
c) Um dia todo Israel voltará para sua terra e para o seu Deus (14.5).
d) O ultimo brado do profeta, encerra o seu livro (14.9).
*Não se pode andar na vereda da justiça, com o fardo do pecado atado às costas. Este foi o grande problema de Israel. Este é o grande problema de muitos hoje, dentre os chamados “povo de Deus”.

Usando o capítulo 14, observaremos alguns pontos importantes sobre o arrependimento do homem e a reconciliação com Deus.
1 Voltar para Deus (14:1). Às vezes, pessoas reconhecem problemas e até erros na vida, mas ainda não voltam ao Senhor. Judas Iscariotes tentou fugir de Deus, cometendo suicídio, quando deveria ter voltado para Jesus, pedindo perdão (Mateus 27:3-5).
2 Reconhecer o próprio pecado (14:1). A tendência de muitas pessoas é jogar a culpa em outros ("eles me fizeram...") ou nas próprias circunstâncias ("aconteceu..."). A volta ao Senhor exige que a pessoa assuma o que fez, reconhecendo o seu pecado.
3. Falar palavras de arrependimento (14:2). Obviamente, o pecador que volta ao Senhor deve mostrar frutos do arrependimento (Mateus 3:8). Mas, também, deve falar palavras de arrependimento, confessando o seu pecado (veja 1 João 1:9; Tiago 5:16).
4. Pedir perdão (14:2). O pecado ofende. Todos os pecados são ofensas contra Deus. Alguns magoam outras pessoas (familiares, irmãos em Cristo, vizinhos, colegas, etc). Precisamos pedir perdão às pessoas ofendidas (Atos 8:21-23; Lucas 17:3-4).
5. Oferecer serviço e sacrifício ao Senhor (14:2). O pecador purificado deve exaltar o nome do Senhor (veja Salmo 51:13-17).
6. Abandonar outras "soluções" (14:3). Israel precisava deixar a sua confiança em: (a) Alianças com outros povos (Assíria, Egito, etc.); (b) Força militar (cavalos); (c) Falsos deuses (obra das nossas mãos). Nós, também, temos de recusar qualquer solução aos problemas espirituais que não seja de Deus.
7. Confiar exclusivamente em Deus (14:3). Ele é o único Deus e aquele que mostra misericórdia ao órfão.
Se Israel se arrependesse da maneira descrita nesses primeiros três versículos, Deus perdoaria da forma apresentada nos versículos 4 a 8:
8. Curar a infidelidade de Israel (14:4). A traição traz consequências e sequelas. Como um marido que perdoa e aceita de volta a sua esposa infiel, Deus age para curar Israel.
9. Ele ama o arrependido (14:4). O amor de Deus é incompreensível aos homens. Depois de tudo que Israel fez, ele tomou a nação de novo como a sua esposa e mostrou o seu amor para com ela (veja 2:14-20; 11:8-11; Ezequiel 16; João 3:16).
10. Ele ajuda o arrependido a crescer e a produzir fruto (14:5). Jesus perdoou e aceitou Pedro depois deste o negar e lhe deu grandes responsabilidades no reino (João 21:15-17). Paulo pediu a ajuda de Marcos depois de tê-lo rejeitado (2 Timóteo 4:11; Atos 15:37-39). Deus prepara o servo arrependido para o seu papel no reino do Senhor.
11. Ele aperfeiçoa o arrependido para que este possa mostrar a sua beleza espiritual e ajudar outros (14:6-7).
12. Ele não trata o arrependido como os ídolos o fariam (14:8). Os ídolos são impotentes e não trazem nenhum benefício real à pessoa. Deus acolhe o arrependido e cuida dele!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
PLANO DE AULA PARA O LIVRO DE JOEL

*Joel (Jeová é Deus), filho de Petuel (perseguido por Deus), era de Judá, natural de Jerusalém. Foi contemporâneo de Obadias e Eliseu.
*A data do livro gira em torno do ano 853 a.C., período em que Joás reinava em Judá.
*50, dos 73 versículos do seu livro têm profecias diretas, ou seja, 68% do livro envolvem 25 predições.
Joel começa seu livro falando sobre uma praga de gafanhotos que havia vindo sobre Judá, e o estrago que causaram.

1. Descrição da praga de gafanhotos  Jl 1
a) Existem mais de 90 variedades de gafanhotos. Joel fala de um tipo, mas trata do seu desenvolvimento em quatro estágios, ou fases:
-Gafanhoto cortador – lagarta – recém-nascido, sem asas.
-Gafanhoto migrador – gafanhoto – já no primeiro estágio de desenvolvimento. Estágio inicial.
-Gafanhoto devorador – locusta – desenvolve pequenas asas; não voa, mas pula bem; começa a devorar. Estágio intermediário.
-Gafanhoto destruidor – pulgão – plenamente desenvolvido, com asas completas, já voa; é o consumidor adulto (1.4).
b) Os gafanhotos destruíram as vinhas, deixando os ébrios sem vinho (1.5).
c) Os gafanhotos comeram até a casca da vide (1.7).
*Virgem com marido? (1.8). Veja a seriedade do noivado (Dt 22.23,24).
d) A adoração pública a Deus fora interrompida, pois os gafanhotos haviam destruído toda a matéria-prima para preparação dos sacrifícios (1.9,10).
e) Um apelo aos sacerdotes. Os sacerdotes devem conduzir o povo em jejum e em uma assembleia nacional solene de arrependimento (1.13,14).
*Esse ataque devastador de gafanhotos, já havia acontecido, e Joel estava aqui descrevendo tudo com detalhes, como forma de mostrar “o grande dia do Senhor”, apontando para a grande tribulação (1.15).
f) O profeta não se esquece de mencionar que este exército e seus ataques fazem parte dos planos de Deus (1.15; 2.11).

2. Uma chamada ao arrependimento  Jl 2
a) Tocai a trombeta (2.1). Este instrumento estava quase sempre ligado à guerra.
-Sinalizava o inicio do combate (Jz 6.34).
-Anunciava a presença do inimigo (Am 3.6).
-Era ouvida uma batalha inteira (Am 2.2)
b) Joel compara com o fogo. Antes da invasão, a terra era como o Jardim do Éden, depois, reduzida a um deserto (2.3).
*No v. 4, a sua aparência é como de cavalo. Ver Ap. 9.1-12.
*No v. 10, os acontecimentos assemelhavam-se a Ap 6.12,13;8-12.
c) Rasgai o vosso coração. Aqui é uma chamada ao arrependimento (2.12,13). O profeta mostra alguns atributos de Deus:
-Misericórdia.
-Compaixão.
-Longanimidade.
-Benignidade.
d) Nova convocação (2.15-17). Esta convocação de 2.15-17 tem pelo menos três diferenças daquela de 1.13,14.
-A primeira foi exclusivamente aos sacerdotes negligentes;
Esta inclui todo o povo, homens, mulheres, crianças, noivos recém-casados, que eram isentos por lei de qualquer convocação durante um ano (Dt 24.5).
-A segunda diferença é que aqui não são chamados a responder por suas iniquidades, mas a esperar pela misericórdia de Deus.
-Em terceiro lugar, a buzina aqui não era uma advertência sobre a aproximação do perigo, mas sim, uma convocação para uma reunião religiosa, - Dia Mundial de Oração.
e) No restante do capitulo 2, Joel fala de bênçãos num futuro imediato, e num futuro distante.
*Bênçãos imediatas:
-A terra que lamentava (1.10), agora se regozija (2.21).
-Os animais que gemiam (1.18), agora não devem temer (2.22).
-Os campos destroçados (1.7), agora frutificarão (2.22).
-Onde não havia chuva (1.20), agora tem abundância (2.23).
-Onde não havia trigo, vinho e azeite (1.10), agora há superabundância (2.24).
-Os danos feitos pelos gafanhotos (1.4), agora deve ser reparado e restituído (2.25-27). 
-Restituição também espiritual (26,27). 
*Bênçãos num futuro distante:
-Joel fala agora sobre o derramamento do Espírito de Deus sobre toda carne. “E acontecerá, Depois,...” Depois de que? Depois do arrependimento e restauração de Israel (Zc 12.10; 13.1). Esse texto está ligado à Segunda Vinda de Cristo.
-Pedro usa esse texto no dia de Pentecoste (At 2.16-21).
-Nós estamos dentro dessa época.

3. Destruição dos inimigos de Deus- Vale da Decisão  Jl 3
*Joel trata aqui do fim das nações inimigas de Judá.
*O Senhor ajuntará esses povos no Vale da Josafá, aqui, representa simbolicamente, a terrível batalha final na planície de Armagedom.
a) Tiro, Sidom e Filístia, representam aqui todas as nações inimigas (3.4).
b) Os motivos da destruição foram muitos:
-Roubaram ouro e a prata e os tesouros do Senhor (3.5).
-Dividiram a terra do Senhor entre si (3.2).
-Mas o principal motivo da fúria dos céus contra estes povos foi porque eles venderam os filhos dos judeus, e espalhou o povo pelo mundo a fora (3.2,6).
c) A Sentença Executada.
*As nações foram julgadas e condenadas, só falta agora a execução da sentença.
*Os vv 13.14 descrevem a execução do juízo.
-Seara madura de malicia.
-Uma videira repleta de frutos da maldade.
-O lagar está pronto para ser pisado.
d) Diante de todo o juízo, os fiéis são protegidos (3.19). Israel, e nós também teremos a plenitude do seu cuidado (3.18).


PLANO DE AULA PARA O LIVRO DE AMÓS

*Amós profetizou antes da queda doo reino do norte. Amós foi oi contemporâneo de Oséias, Isaias e Miquéias.
*Profetizou para Israel. Não era de família de profeta, mas sim, pastor, boieiro e colhedor de sicômoros (1.1; 7.14).
*Escreveu em 760 a.C. e seu tema é sobre a justiça de Deus. Deus fala através Amós, que o destino de Israel estava determinado. Os Assírios invadiria o reino do norte uns 38 anos depois, 722 a.C.
*Dente os 146 versículos, 85 são proféticos, ou 85% do livro. A maioria das predições deste, já foi cumprida, (contexto religioso).

1. Profecias contra as nações julgadas  Am 1 e 2.
*As profecias de Amós, vieram dois anos de um terremoto que abalou Israel. Este terremoto é mencionado por Zacarias (Zc 14.5) e por Josefo, que o relaciona ao pecado do rei Uzias ao assumir funções sacerdotais (2Cr 26.16).
a) A lista dos inimigos de Israel é a seguinte:
-Damasco (Síria); Gaza (Filístia); Tiro (Fenícia); Edon, Amom e Moabe.
b) “Por três… e por quatro, não sustarei o castigo…”. Esta expressão é repetida oito vezes nestes dois capítulos (1.3,6,9,11,13; 2.1,4,6). Alguns interpretam esta expressão como: muitos crimes ou crime sobre crime.
*No caso das nações pagãs sobre as quais Amós pronunciou julgamento, é citado somente um pecado.
-Damasco. “Trilharam a Giliade com trilhos de ferro” (1.3).
-Gaza. “Levar em cativeiro todo o povo, para entregar a Edom” (1.6).
-Tiro. “Porque entregaram todos os cativos a Edom, e não se lembraram da aliança de irmãos” (1.9). Entre Irão, rei de Tiro, Davi e Salomão, havia uma aliança que proibia a venda de hebreus como escravos (2Sm 5.11; 1Rs 5.1-12;  9.13).
-Edom. “Perseguiu seu irmão à espada e baniu toda a misericórdia” (1.11). Era descendente de Esaú irmão gêmeo de Jacó.
-Amom. “Rasgaram o ventre das grávidas de Giliade” (1.13). Sobre este ato desumano ver (2Rs 8.12). Hazael era rei da Síria. Os amonitas eram descendentes de Ló através de Bem-Ami filho de Ló com sua filha mais nova (Gn 19.38).
-Moabe. “Queimou os ossos do rei de Edom” (2.1).
Judá. “Rejeitou a lei do Senhor e não guardou os seus estatutos” (2.4).
*Quanto a Israel, Amós dá uma lista de pelo menos sete transgressões (2.6-8). Era pior do que os pagãos, pois pecavam contra seus próprios irmãos.
c) Israel não tinha como escapar. Nem com lanças (2.15). Nem correndo em fuga (2.2.15). Nem a cavalo (2.15).
* “E o mais corajoso entre os valentes fugirá nu” (2.16).

2. O julgamento de Israel  Am 3,4
*Deus nunca inicia algo que não vai terminar. Quando diz que vai abençoar, Ele abençoa; mas quando diz que vai julgar, Ele julga.
a) Toda a família (3.1). Todas as doze tribos, não apenas as dez tribos do norte. Israel foi levado ao cativeiro em 722 a.C (2Rs 17.18-23) e Judá foi levado de três vezes 606, 597 e 586 a.C.
b) Aliança com Deus, não é imunidade do juízo do Senhor. Se Deus não tivesse julgado seu povo, Ele teria violado sua própria aliança (Êx 19.5).
c) Os nossos privilégios como povo de Deus, aumentam nossas responsabilidade em vez de nos eximir de julgamento.
d) Em Amós 3.3-6, temos sete perguntas retóricas. São ilustrações para levar ao coração do povo a verdade de que Deus envia o “mal” (v.6).
e) Israel estava prospero, mas como ficaria? (3.11,12).

Capítulo 4.
a) “Vacas de Basã”. Esta é uma referência às mulheres ricas, à custa dos pobres e necessitados (4.1).
*O juízo de Deus sobre elas toma a forma de um juramento (4.2). Basã era uma região fértil e bem irrigada. Ali eram criados os animais para os sacrifícios cultuais.
*Assim como o gado engordava inconsciente da sua morte certa, as mulheres de Israel viviam no luxo sem noção da catástrofe prestes a esmagá-las.
b) Ironicamente, Amós convida o povo a continuar pecando (4.4).
c) Amós revela a lista do que Deus fez cair sobre o povo a fim de trazê-los de volta:
-“Vos deixei de dentes limpos” – sem comida (4.6).
-“Retive de vós a chuva” (4.7).
-“feri-vos” (4.9).
-“Enviei a peste contra vós” (4.10).
-“Subverti alguns entre vós” (4.11).
d) Toda essa ação disciplinar teve efeito negativo (4.12).

3. A trágica queda de Israel  Am 5,6
a) O profeta fala que o remanescente de Israel seria reduzido a um décimo: “Da qual saem mil conservará cem”; “da qual saem cem conservará dez” (5.3).
b) A misericórdia de Deus ainda podia ser buscada, mas o tempo para isso estava se esgotando (5.3).
c) Deus sabe que suas transgressões são muitas e graves (5.12), mas por enquanto, ainda existe uma possibilidade de restauração (5.14,15).
d) A situação era tão grave, que o profeta diz que o prudente deveria guardar silêncio, pois suas palavras não seriam consideradas (5.13).
e) Era grande a injustiça aos pobres e necessitados, os juízes, odiavam a justiça (5.10).
*Os pobres eram subornados (5.11).
f) Israel acreditava que o dia do Senhor trazia julgamento somente sobre os seus inimigos, pois se julgavam “os escolhidos do Senhor”, por isso desejavam que o dia chegasse logo (5.18).
g) Talvez alguém pense que Deus não é exigente. Mas Ele é sim. Deus estava “cansado” da atitude rebelde de Israel, Ele aborrecia e desprezava:
- Suas festas e assembleias hipócritas.
-Seus holocaustos e ofertas.
-Ficava irritado com suas musicas…
h) Deus exigia justiça plena, (5.24). Deus desejava uma vida diária de retidão. O cristianismo não é feito de momentos, mas é uma vida, vida cristã.

Capítulo 6
a) Calne, Hamate e Gate, na Filístia, eram lugares de grande iniquidade e desmedida imoralidade, Israel era igual ou pior do que estes (6.2).
b) Os líderes, os ricos de Israel viviam a vontade, como se Deus não existisse (6.1).
d) Cantavam, bebiam e se ungiam com os melhores óleos, e não se preocupavam com a ruina e imagem de seu reino (6.5,6). O resultado seria: (6.7).

4. Revelações sobre os desígnios de Deus Am 7
a) Visão dos gafanhotos. Amós teve uma visão de gafanhotos destruindo a colheita que era destinada aos pobres (7.1).
*O profeta orou, e Deus adiou o juízo (7.2).
b) A visão do fogo. Nesta visão o fogo ameaçava as águas e a terra. Seria um holocausto terrível (7.4).
*O profeta orou, e Deus novamente adiou o julgamento (7.6).
c) A visão do prumo. O próprio Deus pôs o prumo em Israel.
*O prumo provava a decadência moral e espiritual de Israel, e o profeta ver que dessa vez o julgamento é inevitável. Dessa vez o profeta não intercede  pelo  o povo (7.7,9).
d) Reação a terceira visão. Amazias, sacerdote de Betel, não gostou das visões, e acusou Amós de conspiração.
*Amazias era um tipo de “capelão real”. Seus sacrifícios eram pagãos. Não tinha nenhuma autoridade.
*Manda dizer a Jeroboão, que Amós havia conspirado contra o rei (7.10).
*Ele distorce a profecia (ver v.9 e v. 11), tentando provocar violência contra Amós.
*O rei não deu importância, então ele se volta para Amós e o ordena que sai de Israel (7.12,13). Amós diz a ele que não pediu para ser profeta (7.14,15).
c) Amós fala duramente para Amazias (7.17)
-Tua mulher será uma prostituta nesta cidade;
-Teus filhos e tuas filhas serão mortos a espada;
-Tu, Amazia, morrerás numa terra imunda, ou seja, estrangeira.

5. A visão do cesto de frutos  Am 8
*Israel aqui foi visto como um cesto de frutas maduras, prontas para apodrecer.
a) Amós, mais uma vez menciona alguns dos pecados do povo: ganancia, desonestidade, opressão aos pobres, idolatria em massa…
b) Por causa disso Deus enviaria o juízo:
*transformaria os cânticos em uivo, e multiplicaria os cadáveres (8.3), porem, a mais triste punição seria a fome e sede da Palavra de Deus, quando esta já não estava mais disponível (8.11,12).
*A expressão “virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede”, tem pelo menos dois significados:
                1. Indica que apenas o vigor e a juventude não bastam para atender as crises morais e espirituais (8.13)
                2. Os idosos, olhando para o passado podem sobreviver das memórias, e os jovens, que já havia nascido num tempo de apostasia da nação?

6. A visão do Senhor sobre um altar  Am 9
 *Muito aflito, Amós declara que não há mais esperança para o povo. Mesmo tentando uma saída, não escaparão à justiça do justo juiz (9.1-4).
a) Uma restauração em longo prazo (9.8,9).
*O v.8 diz que Deus não destruirá de todo a casa de Israel. Na figura do trigo sacudido na peneira (crivo), vemos que os grãos bons são preservados e os que não prestam lançados fora (9.9).
b) Amós termina seu livro falando de um dia, não de juízo e de destruição, mas grande e glorioso, onde Deus fará cinco coisas a favor do seu povo:
-Levantará a casa de Davi (911) Referencia ao milênio;
-Reparará suas brechas (9.11);
-Restaurá-lo-á como nos dias da antiguidade (9.11);
-Mudará a sorte do seu povo (9.14);
-Plantá-los-á na sua terra (9.15).
*Foi O Senhor que destruiu Israel (9.5), também é Ele que volta para restaurá-lo (99.12)
*Todo castigo de Deus tem um propósito justo.
c) As safras serão tão abundantes que o lavrador seguirá de perto o segador, e o que pisa as uvas estará caminhando bem atrás do semeador (9.13). Aqui, são as bênçãos da era Messiânica, ou o milênio.


PLANO DE AULA PARA O LIVRO DE OBADIAS

*Obadias é o menor livro do Antigo Testamento com apenas um capítulo e 21 versículos, destes, 17 são proféticos, cerca de 81% do livro.
*Seu nome significa “servo de Jeová”, foi contemporâneo de Joel (reino do sul), Elias, e Elizeu (reino do norte). Obadias e Joel são os mais antigos dos profetas menores.
*Obadias profetizou em Judá nos dias do rei Jeroboão, genro de Acabe. Existem muitos outros Obadias na Bíblia:
a) Obadias, o profeta;
b) O mordomo de Acabe (1Rs 18.3);
c) O descendente de Issacar (1Cr 7.3);
d) O descendente de Benjamim (1Cr 8.38);
e) O um dos valentes de Davi (1Cr 12.9);
f) O um dos príncipes de Josafá (2Cr 17.7);
g) O superintendente da reforma do templo nos dias de Josias (2Cr 34.12);
h) Que veio do cativeiro com Zorobabel (Obadias filho de Jeiel Ed 8.9);
i) Um dos trabalhadores de Neemias na reconstrução dos muros (Ne 10.5);
j) Porteiro de Neemias (12.25).

1. A Iminente destruição de Edom  Ob 1-9
“Visão de Obadias: assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom” (v.1). Assim começa o pequeno livro deste profeta.
a) A respeito de Edom. Já de inicio, notamos que Edom vai sofrer terrivelmente.
*Será invadido pelas nações (v.1).
*Será muito desprezado (v.2).
*Por causa de sua soberba; será derrubado da sua alta morada (v.3).
*Será destruído total e para sempre (v.10).
b) “Ó tu habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada” (v.3). Aqui fala de Petra, a grande fortaleza praticamente invencível dos Edomitas.
c) Agora, de nada adiantará a fortaleza, pois é o Senhor dos Exércitos que comanda a invasão contra eles.
d) Motivo do castigo de Edom: por causa da violência feita a Jacó seu irmão (v.10).

2. Comportamento de Edom para com Judá Ob 10-21
a) A progressão dos crimes de Edom.
*Mourou-se indiferente enquanto Jerusalém era invadida (v.11).
*Alegrou-se pelo o cativeiro dos filhos de Judá (v.12).
*Participou ativamente do saque da cidade (v.13).
*Montou barreiras nas estradas para impedir que os Judeus fugissem (v.14).
b) Este saque de Jerusalém, ocorreu em 586 a.C., por Nabucodonosor, a participação de Edom nessa ocasião, foi amargamente lembrada pelos Judeus durante o cativeiro babilônico (Sl 137.7).

3. Em Obadias observamos três “dias” distintos, todos representando violência.
a) O dia do v.8. Aqui fala da época em que Edom será arrasado.
b) O dia que se encontram nos versículos 11-14. Aqui se trata do “dia” da angustia, o dia da sua calamidade; tempo em Judá sofreu sob as mãos dos Edomitas. Foi nesse dia, que Edom tentou exterminar Judá (v.14).
c) O terceiro é “o dia do Senhor”, que começará logo após o arrebatamento da igreja, e continuará até o estabelecimento dos novos céus e nova terra.
d) “A casa de Jacó será fogo, e a casa de José chama, e a casa de Esaú palha…” (v.18). Este versículo mostra mais uma vez que a queda de Edom será fatal.
*O texto também mostra os descendentes de Jacó e José, enfim juntos.
*Em meio as descrições de juízo, tem uma promessa de restauração para Judá (v. 17).
*Edom, hoje: nos dias de hoje, não há um sobrevivente sequer dos outrora poderosos Edomitas. Até hoje, a antiga terra de Edom é um deserto, e os Edomitas desapareceram totalmente da história humana.
  


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