Judas é um dos personagens do Novo Testamento que mais desperta interesse, pelo fato de haver sido o discípulo que traiu Jesus por trinta moedas de prata. Judas era filho de um certo Simão (Jo 6.71; 12.4), e natural de Quiriotes, uma aldeia ao sul de Judá (Js 15.25). Na listas dos doze Apóstolos, seu nome sempre aparece em último lugar, talvez em cosequência de seu ato covarde e vergonhoso. Seu sobrenome(Iscariotes), significa "Homem de Quiriotes", lugar de seu nascimento.
Judas alcançou grande confiança entre os apóstolos, chegando a ocupar o cargo de tesoureiro, (Jo 13.29), porém, era desonesto, (Jo 12.6), e muito ambicioso (Jo12.3-5). Judas participou das grandes reuniões do Mestre (Jo 6.67,71), teve seus pés lavados pelo Senhor, (Jo 13.5,11). Judas traiu Jesus, por 30 moedas de prata, o preço de um escravo (Zc 11.12). Isto aconteceu para que nele se cumprisse a profecia dos Salmos (Sl 41.9). Jesus prediz a sua traição (Mt 26.17-21). As profecias se cumpriram em Judas, porque ele se colocou a disposição de satanás. Por que Judas sendo um apóstolo, tornou-se traidor? Não me pergunte, porque não sei. todavia, foi um ato tão infame que Jesus disse: "bom seria para esse homem, se não houvera nascido" (Mt 26.24). Judas não conseguiu vender o Senhor Jesus. Na verdade, vendeu a sua própria alma ao diabo. As 30 moedas de prata, só deram para comprar um pequeno campo que foi transformado em um cemitério. A alma de Judas foi para o seu lugar: o inferno, lugar que ele mesmo escolhera. Judas se desviou (At 1.25). O lugar do desviado que não se arrepende é o inferno.
Judas sabia o lugar, onde Jesus sempre ia orar. Ele disse aos líderes religiosos que os levaria até Ele. Judas sabia que Jesus estava orando - mas ele não conhecia Jesus! A multidão conduzida por Judas chegou ao jardim. Que cena surpreendente! Centenas de homens aproximando-se armados para prender um profeta desarmado. Judas havia conduzido o grupo até Jesus, e ainda teve a ousadia de chamar Jesus de "Rabi" (Mt 26.49). Jesus chamou-o de "amigo" (Mt26.50). Seria sarcasmo? Creio que não. Isso cooperou para o sentimento de remorso de Judas? Creio que sim. Judas pode ver o seu erro, mas não conseguiu ver o seu Salvador. Ele saiu e se enforcou. Ninguém cortou a corda para ele (At 1.15-19). O pecado tem consequências terríveis. O traidor "se desviou, indo para o seu próprio lugar" (At 1.25) e jamais foi mencionado novamente nas Escrituras. Jesus disse que melhor seria se ele não tivesse nascido (Mt 26.24); Mc 14.21).
Pb Gerardo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário